Enriquecimento ambiental: o que é, tipos e como fazer

o que é enriquecimento ambiental

O que é o Enriquecimento Ambiental?

Para entender do que se trata o assunto, precisamos levar em consideração que, apesar de os cachorros terem sido domesticados, eles possuem um instinto animal. No passado, quando os cães viviam na natureza, eles tinham que garantir a sua sobrevivência. Para isso, levavam uma vida bem agitada e desafiadora. Eles tinham que caçar, buscar água, marcar territórios, fugir de ameaças, dentre muitas outras situações.

Com a domesticação, os cães já não precisam mais conviver com estas situações. Seus tutores providenciam tudo: comida, água, um ambiente seguro, e ainda muitos mimos!

Porém, devido à correria da vida dos tutores, muita gente acaba deixando seus cachorros em casa sozinhos, enquanto saem para trabalhar e resolver seus compromissos do dia a dia. Sem nenhum tipo de estímulo durante muitas horas no dia, estes animais acabam sujeitos à dois tipos de situações. A primeira, é a destruição de objetos, móveis, e às vezes até mesmo partes da casa como parede ou rodapé. A segunda é o possível desenvolvimento de uma série de problemas decorrentes do ócio, como ansiedade de separação, automultilação, apatia ou depressão.

Sendo assim o Enriquecimento Ambiental surge justamente para proporcionar mais qualidade de vida para os cachorros, oferecendo tudo que eles precisam para satisfazer os seus instintos naturais dentro de casa.

Com isso, o Enriquecimento Ambiental consiste em deixar o ambiente em que o cachorro vive mais atrativo e desafiador para ele, ao estimular as suas características (como olfato e audição) e os seus instintos (como buscar alimentos, destrinchar a presa, cavar e explorar).

Se você achava que passear todos os dias era o suficiente ou se a solução seria deixar um bichinho de pelúcia para o pet brincar enquanto você não está em casa, é preciso mais do que isso! O Enriquecimento Ambiental está dividido em cinco tipos e é feito com dispositivos específicos. Vem conferir!

Os 5 tipos de Enriquecimento Ambiental

tipos de enriquecimento ambiental

1- Enriquecimento Ambiental Social

Este é o tipo mais "básico" de enriquecimento ambiental, porém um dos mais importantes. Como os cachorros são seres extremamente sociáveis, precisam interagir com humanos, pets de outras espécies e principalmente com outros cachorros. O ideal é que essa interação comece ainda na fase de filhote!

2- Enriquecimento Ambiental Nutricional

A alimentação também pode ser utilizada para fazer o enriquecimento ambiental com o seu pet. Mas não basta apenas colocar a comida no potinho como você sempre faz. Para este tipo de Enriquecimento Ambiental existem brinquedos interativos que desafiam o pet para que ele possa se alimentar, dificultando a saída de comida. Estes brinquedos podem ser mordedores recheáveis (como o Kong ou bonequinha) ou tapetes onde você pode rechear com patês, iogurte, fruta amassada, ração, dentre muitas outras coisas. Outra opção são os dispensers para ração seca, que vão liberando a ração aos poucos e possuem diversos níveis de dificuldade ajustáveis.

Confira:

kong enriqucimento ambiental

O brinquedo Kong, para o Enriquecimento Ambiental nutricional com rações úmidas ou outros alimentos. Clique aqui para conferir o Kong. 

 

 

buddy lambe comedouro lento

O Buddy Lambe é um comedouro lento que pode ser utilizado no Enriquecimento Ambiental dos cães! Ele ajuda a reduzir a ansiedade e estresse, diminui o tédio, acalma e reduz a ansiedade do pet. Clique aqui para ver mais como esse dispositivo funciona!

 

3- Enriquecimento Ambiental Sensorial

Neste tipo de Enriquecimento Ambiental, o cachorro é estimulado a utilizar todos os seus sentidos. Isso pode ser feito através de brincadeiras divertidas, como esconder petiscos pela casa e fazer uma "caça ao tesouro" com o pet. Nesse caso, o cachorro terá o seu olfato estimulado, por exemplo.

petisco natural enriquecimento ambiental

Os Petiscos da Wow Pet Food são perfeitos para essa brincadeira, pois são feitos com proteína desidratada (frango, peixe ou lombinho) e por isso são muito atrativos para os pets. Clique aqui para conferir toda a linha!


4- Enriquecimento Ambiental Físico

Sim, o seu cachorro precisa fazer atividades e exercícios para ter uma vida saudável e ativa. Mas o enriquecimento ambiental físico vai além disso. A interação com estes brinquedos que desafiam o pet a alguma coisa também é uma forma de promover o gasto de energia física e mental, principalmente quando o seu pet está em casa.

Uma ótima forma de promover esse gasto de energia é estimulando o seu instinto de roer e destrinchar a presa, por exemplo. Isso pode ser feito com os mordedores naturais, que além de deixar o seu pet entretido por bastante tempo, ainda promovem o gasto de energia física e mental.

mordedores naturais enriquecimento ambiental

Mordedores Naturais

 

>> Ficou na dúvida sobre os Mordedores Naturais? Fizemos um post explicando tudinho sobre eles. Confira clicando aqui. 


5 - Enriquecimento Ambiental Cognitivo

Consiste em desafiar a capacidade mental do cachorro através de jogos, brinquedos ou brincadeiras com situações para ele resolver para que seja recompensado. A Pet Ball é um ótimo exemplo de brinquedo que desafia o cachorro a retirar o alimento de dentro da bola e o recompensa justamente com a ração ou petisco que ele conseguir tirar!

pet ball para enriquecimento ambiental

O brinquedo PetBall, para fazer o Enriquecimento Ambiental nutricional com alimentos secos, como ração ou petiscos. Clique aqui para conferir. 

Curtiram as dicas? O Enriquecimento Ambiental é imprescindível para que o seu pet tenha uma vida mais feliz e saudável!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados