FRETE GRÁTIS PARA NITERÓI-RJ | ENTREGAS NO MESMO DIA*

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Mais comum do que você imagina, a dificuldade em ensinar os cachorros a fazer as necessidades no lugar certo é uma das principais queixas que os tutores fazem para adestradores e veterinários. Porém, este comportamento que é muito incômodo, principalmente por conta da sujeira, não se restringe apenas a filhotes. Mesmo depois de anos, cães adultos, já habituados a fazer as necessidades no lugar certo, podem voltar a repetir esse comportamento indesejado.

Muitas vezes bate o desespero de "como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo se já são adultos?". Vale observar que esse deslize na fase adulta pode estar ocorrendo por vários motivos. Os cães podem deixar de fazer as necessidades no lugar certo por motivos como problemas comportamentais (ansiedade de separação) ou até mesmo de saúde (infecção ou incontinência urinária).

Nesses casos, se você observar algum comportamento estranho, procure um veterinário! O profissional poderá te ajudar a identificar o que está causando este problema.

É possível ensinar cães adultos e filhotes a fazer as necessidades no lugar certo?

Como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Como já falamos aqui, não existe limite de idade para aprender a usar o tapetinho higiênico. Mas é claro, se você tiver a oportunidade de ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo desde filhotinho, melhor ainda! Só vale lembrar, que mesmo depois de adulto esse comportamento poderá voltar a ocorrer. Nestes casos, um novo treino será necessário.

O guia de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Antes de começar qualquer adestramento é muito importante ressaltar que todo treino exige 3 fatores que são determinantes para o seu sucesso:

  • Consistência: você precisa praticar com o seu pet seguindo uma rotina de treinos! Não dá para fazer por um dia e esquecer no outro.
  • Paciência: os resultados não são imediatos. Por isso, é preciso de tempo, frequência de treinos e muita paciência até o seu doguinho acertar!
  • Persistência: não desista! Os resultados não aparecem da noite para o dia, mas ao dar continuidade aos treinos e persistir no objetivo final, tudo vai dar certo!

5 passos de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Passo 1: Delimite um espaço

O primeiro passo para o seu pet aprender a fazer as necessidades no lugar certo é fazê-lo entender onde será o seu cantinho do banheiro. Este local não deve ficar mudando com frequência, por isso escolha bem! Além disso, é muito importante que fique longe do local de dormir e dos potes de comida e água.

Este espaço pode ser um cercadinho ou algum local da residência como área de serviço ou varanda por exemplo. No caso dos filhotes, nossa dica é forrar a maior parte desse espaço com tapete higiênico. Conforme o pet for acertando o local correto, é só ir reduzindo a quantidade de tapetes.

Como ensinar cachorro fazer as necessidades no lugar certo

Passo 2: crie uma rotina

Lembra quando falamos da importância da rotina no treinamento? É muito importante que o seu cachorro tenha horários, principalmente para comer e dormir. Não libere comida por todo o dia, escolha o horário das refeições e alimente o pet somente quando chegar a hora certa. No caso dos filhotes,  eles tendem a defecar e urinar logo após comer. Já os adultos costumam demorar de 15 a 30 minutos.

Passo 3: treino e recompensa

Tendo uma rotina criada, fica muito mais fácil prosseguir com o adestramento. Sempre que o seu pet fizer as refeições, fique atento para levá-lo ao tapete higiênico no momento certo, conforme falamos acima. A cada acerto do seu doguinho, não esqueça da recompensá-lo com petiscos, carinho e até mesmo uma festinha. Dessa forma, o seu cachorro irá associar os acertos a algo positivo e a tendência é que esse comportamento se repita por mais vezes.

não brigar com o cachorro ao ensinar a fazer as necessidades no lugar certo

Seguindo a mesma lógica, você deve evitar brigar com o seu cachorro quando ele não acertar. Dessa forma, ele poderá associar fazer as necessidades a algo negativo, gerando medo em alguns traumas. Em alguns casos, o animal pode até mesmo vir a prender o xixi, ocasionando problemas sérios de saúde como infecção urinária. Em outros, pode procurar locais escondidos na casa para fazer as necessidades, pois acabam ficando com medo do dono.

Devo recompensar o meu cachorro TODAS as vezes em que fizer as necessidades no lugar certo?

No início, sim! Por isso, preste muita atenção nas refeições, para não perder o momento em que ele irá urinar e defecar, para que você possa recompensá-lo. Lembrando que o erro também é perfeitamente normal, principalmente quando são filhotinhos. Os filhotes mesmo já aprendendo o local correto, muitas vezes não conseguem segurar o xixi até chegar no tapetinho. Por isso, não desista! Persistência e paciência são fundamentais no processo.

O cachorro já aprendeu a fazer as necessidades no lugar certo, mas ainda procura locais específicos na casa. O que fazer?

>>Dica extra: elimine o cheiro<<

Seu cachorro tem aquele local fora do tapete higiênico em que ele cisma em fazer as necessidades? Isso acontece porque os produtos de limpeza e desinfetantes removem microorganismos, porém não removem totalmente o cheiro de fezes e urina. Para remover completemente o cheiro de urina de um local, procure utilizar produtos a base de enzimas, como o Enzimac. Este produto quebra as moléculas que formam o odor, impossibilitando que o cachorro identifique onde possui cheiro de urina ou fezes e não volte a fazer novamente as suas necessidades naquele local. 

O Afaste Pet complementa e reforça a ação do Enzimac, sendo um spray olfativo que afasta os pets de locais indesejados. Incrível, né?

produtos para ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Afaste Pet e Enzimac para ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo 

 

Nós sabemos que ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo não é uma tarefa fácil! Pelo contrário, é um desafio e tanto. Por isso falamos dos três fatores-chave para o sucesso do adestramento, lembram? Consistência, paciência e persistência. Não tenha pressa, observe as particularidades do seu cãozinho e não desista. Quando você menos esperar, ele vai ter aprendido tudo!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados