Areia para gatos: tipos, vantagens e como escolher a mais adequada

 

tipos de areia para gatos

Escolher areia para gatos não é uma tarefa tão fácil quanto parece! Hoje em dia existem inúmeras opções no mercado, de diversos tipos e valores, o que acaba deixando os tutores perdidos. Nessa busca, muitos acabam optando pelo menor preço, o que no final muitas vezes acaba não compensando. Neste post preparamos um resumo de tudo que você precisa saber sobre areia para gatos, antes de escolher a mais adequada para o seu pet.

É importante dizer que, antes de pensar na melhor areia para o seu gato, é preciso reservar um espaço para que ele faça suas necessidades, se alimente e durma. Esse local precisa ser um pouco mais calmo e reservado que o restante da casa. Ah, e antes de pensar na areia não esqueça da caixa de areia, que é onde o seu gato fará as suas necessidades!

Tipos de areia para gatos

areia para gatos

1. Granulado de madeira para gatos

Pontos positivos:

  • É feita de pequenos pedaços de madeira pinus, e por isso é biodegradável
  • É uma areia de baixo custo
  • Possui boa absorção, durabilidade e controla bem os odores
  • Manutenção prática

Pontos negativos:

  • Pra quem fica o dia inteiro fora, não é a melhor opção. É preciso peneirá-la diariamente para retirar a areia suja. 

2. Areia de sílica para gatos

Pontos positivos:

  • Maior absorção da necessidade dos felinos
  • Durabilidade maior - aguenta mais tempo na troca da areia
  • Diminui os odores
  • Possui formato de cristais ou bolinhas

Pontos negativos:

  • Custo elevado

3. Areia de pedrinhas para gatos

Pontos positivos:

  • Feita de grãos naturais minerais, possui boa absorção - as pedrinhas endurecem quando entram em contato com a urina
  • Não forma uma espécie de lama, como na areia granulada de argila

Pontos negativos:

  • Não controla bem os odores: pode ser uma solução para quem mora em casa e tem área livre para ventilar o mau cheiro.

4. Granulado de argila ou de areia para gatos:

Pontos positivos:

  • Baixo custo
  • A de argila forma torrões em contato com a areia, o que facilita a limpeza

Pontos negativos:

  • Apesar de o granulado de argila formar torrões, se o seu gato gosta de cavar irá acabar quebrando esses torrões e dificultando a limpeza.
  • O granulado de areia forma uma espécie de lama ao entrar em contato com o xixi. Além de ser pouco higiênico, o gato pode acabar levando a sujeira em suas patas para outros locais da casa.
  • Evite granulados perfumados! O odor desse tipo de areia pode incomodar o olfato apurado dos felinos, fazendo com que eles se recusem a fazer suas necessidades na caixa.

Como escolher a areia mais adequada para gatos

vantagens da areia para gatos

A escolha da areia mais adequada para o seu gato é uma questão que deve levar em consideração diversos fatores, como custo, disponibilidade do tutor para limpeza e manutenção da caixa, se o felino vive em casa ou apartamento e como é o seu temperamento. Para te ajudar a escolher a melhor areia para gatos, preparamos uma lista com as melhores areias para gatos disponíveis no mercado. Veja abaixo:

1. Areia Sanitária para gatos Pipicat

areia para gatos pipicat

A areia para gatos da marca Pipicat é uma das favoritas dos tutores, principalmente pelo seu baixo preço! Essa areia é feita à base de argila e forma grãos firmes que são fáceis de separar da areia limpa. Se a manutenção da caixa for feita todos os dias, você pode passar até 1 mês sem trocar a areia por completo! Você pode comprar a areia Pipicat clicando aqui.

2. Granulado Sanitário Natural Katbom

areia para gatos katbom

Este granulado é uma excelente opção principalmente para os gatos de pelagem branca pois sua composição é livre de corantes. Além disso, o granulado é atóxico, biodegradável e 100% natural. O granulado para gatos da marca Katbom é do tipo que absorve a urina instantaneamente e forma torrões, antes mesmo que os odores se espalhem pelo ambiente. Os torrões podem ser eliminados sem problemas no vaso sanitário, por serem a base de matéria orgânica. Um produto muito higiênico, econômico e durável. Você pode comprar a sua areia para gatos Katbom clicando aqui. 

3. Granulado higiênico de madeira - Like Cat

areia para gatos de madeira like cat

A areia para gatos feita com madeira reciclada de reflorestamento é uma opção mais amigável ao meio ambiente. A manutenção dessa areia é super fácil, pois após absorver a urina, o granulado transforma-se em pó. Assim, fica muito mais fácil separar a areia suja da limpa. Como já mencionamos anteriormente, o rendimento deste tipo de areia é incrível: dura 4 vezes mais que as demais areias. Por outro lado, alguns gatinhos não se adaptam a este tipo de substrato. Para evitar desperdícios, compre o menor tamanho de saco para observar a adaptação do felino. Você pode comprar a sua areia Like Cat clicando aqui. 

4. Granulado higiênico de Sílica - Charlesco

areia para gato de silica charlesco

Este granulado é uma das melhores opções disponíveis no mercado, pois possui benefícios tanto para o tutor quanto para o pet! Este tipo de areia controla totalmente os odores. Além disso, o formato em cristais facilita muito a limpeza, que pode ser feita somente a cada 20 ou 30 dias (ao invés de todo dia ou toda semana, como as outras opções de areia). Com essa opção de areia seu felino não irá ficar com as patas sujas e depois sujar a sua casa. Além disso, os cristais podem ser descartados em lixo comum pois não prejudicam o meio-ambiente.

A aparência dos cristais pode fazer com que os tutores pensem que são desconfortáveis para os gatinhos. Vale lembrar que estes micro-cristais são formados por gel na sílica da Chalesco e que não machucam ou causam desconforto algum aos pets. Você pode comprar a sua areia de sílica clicando aqui. 

5. Areia Nestlé Purina Tidy Cats - Opção de areia de pedrinhas

            areia para gatos de pedrinha

Também conhecida como areia diatomita, este tipo de areia para gatos é formada por pedrinhas minerais. Ao contrário de outras areias, ela não forma torrões ou vira pó: ela muda de cor quando está na hora de ser trocada. Além disso, é uma areia extremamente higiênica e pode possuir durabilidade de até um mês por gato. Para comprar a areia de pedrinhas Tidy Cats, clique aqui.

A importância de utilizar areia higiênica para gatos

como escolher areia para gatos

A areia possui muitos benefícios tanto para os pets quanto para os tutores. Facilita muito a vida dos tutores, para que possam manter um ambiente limpo e agradável para seus felinos, sem a proliferação de bichos e parasitas.

Alguns tutores podem pensar em optar por areia de praia ou obra, por acharem que cumpre a mesma função. Porém, essas areias estão contaminadas por bactérias e protozoários que prejudicam a saúde do seu gato.

Clicando neste link, você pode conferir muitas outras opções de areia para gatos em nosso site!

Ficou faltando alguma opção de areia para gatos que esquecemos de mencionar aqui nesse post? Qual areia você utiliza e mais gosta? Conta pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados