FRETE GRÁTIS PARA TODOS OS PEDIDOS | ENTREGAS NO MESMO DIA*

5 passos para reduzir o estresse do seu cachorro

como reduzir o estresse no cachorro

 

O estresse dos cachorros é um dos problemas que mais atingem os animais atualmente, assim como ocorre com os humanos. Os mais atingidos são aqueles que vivem em cidades grandes ou apartamentos muito pequenos e passam grande parte do seu dia sozinhos. 

Como identificar o estresse do cachorro?

Existem alguns sinais em que você deve ligar o estado de alerta. Sobressaltos a qualquer barulho, ruído ou movimento, inquietude, dificuldade para dormir, comportamento agressivo, medo, etc são alguns exemplos. Também podem ser observadas atitudes como morder, cavar, latir sem razão, defecar e urinar em locais inadequados ou arranhar janelas e portas. 

como ajudar a reduzir o estresse no cachorro

Caso você perceba alguma alteração de comportamento que possa indicar estresse no cachorro, a indicação é procurar um veterinário assim que possível. Continue lendo este post e confira os 5 passos para reduzir o estresse do cachorro que irão te ajudar a lidar com esse problema e proporcionar uma maior qualidade de vida para o seu peludo. 

1- O primeiro passo depois de diagnosticar o problema com um veterinário é identificar a possível causa do que pode estar causando esse estresse no cachorro. Com a identificação destas causas, o tratamento ficará mais fácil. Converse com o seu veterinário sobre possíveis alterações na rotina ou como funciona o dia a dia na casa, para que você possa entender como irá proceder.

Por exemplo, durante o período de isolamento social durante a pandemia do Coronavírus, muitos pets passaram a não fazer passeios externos,  o que pode ser uma possível causa para essa tensão no animal. Com essa constatação, o tutor deveria fazer mais passeios com o pet e aumentar o tempo de duração. 

2- Certifique-se de que o seu cão possui um local relaxado, tranquilo e só seu. Se chegar outro cachorrinho em casa, é importante que cada um tenha o seu espaço próprio. 

3- Um dos aspectos mais importantes para reduzir o estresse no cachorro é estimular a sua mente. Uma das ferramentas mais eficazes são os dispositivos de Enriquecimento Ambiental, com jogos ou dispositivos recheáveis  como o KONG, por exemplo. Além disso, sempre dedique momentos do dia para brincar com o seu cachorro, jogando bolinha ou utilizando outros brinquedos interativos. 

4- Um outro tipo de estímulo à mente do cachorro é incentivar o seu comportamento de caça. Dessa forma, esconda pequenas porções de ração ou petisco em alguns cantos da casa e estimule o cão a procurar os alimentos. Outra dica é sempre buscar fazer passeios em diferentes lugares e não no mesmo quarteirão de sempre, para que o cachorro descubra novos cheiros e motivações. 

5- Você está estressado? Como é o clima da sua casa? Pode parecer louco, mas os cachorros são capazes de adotar o estado de seus tutores como seu. Ou seja, se você está estressado ou o ambiente em que o cão vive é estressante, com gritarias e discussões, por exemplo, comece tentando mudar isso. Só assim o animal poderá começar a se acalmar. 

Dispositivos que ajudam a reduzir o estresse nos cachorros:

Depois de todas estas dicas, você já percebeu que precisa interagir mais com o seu pet e investir em brinquedos que prendam a sua atenção o distraiam dessas emoções. Por isso, separamos 5 brinquedos que irão te ajudar a reduzir o estresse do cachorro. Confira:

1 - KONG para reduzir o estresse nos cachorros

kong para estresse nos cachorros

 

Um doguinho com seu KONG recheado, não quer guerra com ninguém! Um dos principais benefícios do uso desse dispositivo é a redução do estresse e tédio do animal. Isso porque o KONG pode ser recheado e estimula comportamentos como roeção e destrinchamento. Essas são as funções primárias dos cães, que quando passam a exercê-las novamente exercem o seu comportamento natural. Sendo assim, o cachorro fica mais equilibrado emocionalmente e os níveis de estresse são controlados. Incrível, né?

>> Você pode comprar o seu KONG clicando aqui. 

kong para reduzir o estresse no cachorro

 

2- Puretoy para reduzir o estresse nos cachorros

puretoy para reduzir o estresse no cachorro

Assim como falamos anteriormente, o ato de roer é um comportamento natural do cão. Quando o animal está estressado, passa a roer tudo que vê pela frente, como móveis, sapatos, objetos pessoais, etc. O PURETOY é a solução para aliviar os cães que não possuem objetos para roer, suprindo essa necessidade. Além disso, distrai o pet por longos períodos, reduzindo inclusive a ansiedade de cães que ficam sozinhos por longos períodos.

>> Você pode comprar o seu PureToy clicando aqui. 

3 - Dispositivos de Enriquecimento Ambiental Alimentar para reduzir o estresse nos cachorros

O Enriquecimento Ambiental busca tornar o ambiente menos óbvio, aumentando os desafios e criando novidades durante todo o dia do cão, gerando novos estímulos. O Enriquecimento Ambiental Alimentar incentiva a procura e caça de alimentos de diferentes maneiras, evitando a previsível alimentação no pote de ração. Com o estímulo ao desenvolvimento dos seus comportamentos naturais, o seu amigo estará em harmonia e lhe transmitirá tal sentimento. Além disso, desenvolverá maior capacidade física e mental, se mantendo mais relaxado e menos destrutivo. Abaixo selecionamos alguns desses dispositivos que irão manter o seu pet entretido e menos estressado:

 

dispenser de ração buddy toys para reduzir o estresse no cachorro

 

>> Você pode comprar o seu DDR DISPENSER clicando aqui

- Gire a balança de forma aleatória, soltando o alimento aos poucos;
- Possui 03 orifícios na tampa para o pet sentir o cheiro da ração ou do petisco;
- Com seletor para ajustar de acordo com o tamanho do grão ou da dificuldade.

 

comedouro lento para reduzir o estresse no cachorro

>> Você pode comprar o seu comedouro lento clicando aqui

- Essa é uma maneira divertida de combater o estresse e ansiedade do cachorro que muitas vezes se reflete na alimentação.

O PetFit ajuda tanto animais que comem muito rápido (ao diminuir a velocidade que o mesmo ingere o alimento), quanto os que comem em velocidade normal (ao estimular a mente com sua estrutura que age como um quebra-cabeça).

 

petball para reduzir o estresse no cachorro

 

>> Você pode comprar a sua PetBall clicando aqui.

É um brinquedo comedouro, onde você coloca a ração ou o petisco do seu cachorro (capacidade para até 300g de ração), ajusta o nível de dificuldade e se diverte junto com o seu mascote enquanto ele tenta "fuçar" a Pet Ball em busca do alimento.

 

 

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados